Inbound Marketing, afinal o que é?

inbound marketing

Além do marketing de conteúdo, existe o inbound marketing, outro termo extremamente popular na internet.

Embora o inbound marketing já exista há mutios anos, só agora se tornou popular, em especial com o surgimento do mesmo termo nos Estados Unidos para definir uma estratégia de atrair potenciais compradores para o site da sua empresa.

A tradução de inbound marketing significa “marketing de atração”, a qual seria uma estratégia em que você trabalharia o conteúdo em seu site e/ou blog de forma a gerar tráfego para conseguir/atrair clientes.

No inbound marketing você trabalha a parte comercial do seu negócio de uma forma indireta. Imagine um anúncio na televisão contra você publicar vários artigos num blog, são coisas diferentes mas com o mesmo objectivo.

Esta mesma técnica permite ainda medir todos os seus resultados, por ser em ambiente digital, com isso é possível ter uma noção de tudo o que acontece e a quantidade de potenciais clientes que  está conseguindo atrair e convertendo, melhor ainda é que é em tempo real.

Objetivos:

  • Atrair potenciais clientes de forma orgânica;
  • Aumentar a visibilidadeda sua marca;
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes por meio da captação de leads;
  • Criar conteúdos de qualidade;
  • Melhorar o posicionamento do seu negócio.

 

Jornada do Consumidor no Inbound Marketing

 

Como atuar:

  • Gerar tráfego (blogs, compra de tráfego, redes sociais);
  • Converter tráfego (leads, landing pages);
  • Converter leads em vendas (relacionamento/interação com os leads);

 

Futuro do Inbound Marketing

Continuará sendo uma excelente estratégia de geração de tráfego, leads e vendas para qualquer negócio e/ou marca. A tecnologia tem tendência para evoluir a um ritmo bastante acelerado mas as estratégias de marketing de conteúdo e inbound continuarão funcionando e serão um diferencial muito grande para todos os negócios que apostarem forte na estratégia.

A internet sempre vive da criação de conteúdo, e as empresas/marcas que o souberem aproveitar serão devidamente bem sucedidas.

Fonte