Email Marketing, vantagens e tipos

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O email marketing faz parte da estratégia de comunicação de qualquer empresa, trata-se de uma forma acessível de esta contactar com os seus clientes através do envio de emails (newsletters) para uma base de dados.

Este tipo de ferramenta permite o desenvolvimento de questões como a notoriedade da marca, melhoramento do relacionamento da empresa com os seus clientes, ou mesmo o aumento de vendas. Assim sendo, e de forma a que este instrumento resulte de acordo com o esperado, é essencial que se tenha em conta o objetivo de cada email e as pessoas a que este se destina, bem como a frequência e data de envio.

Email marketing é regularmente utilizado por negócios de e-commerce – lojas online – sendo que este método pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, seja ele online ou não.

 

Os diferentes tipos de email marketing

newsletter, provavelmente o mais conhecido, tem como propósito informar de forma assídua, normalmente mensal ou semanal, os consumidores acerca de conteúdo e assuntos relacionados com a empresa\marca. O conteúdo deve ser bastante diversificado, sendo que vai atingir clientes nas diferentes fases de envolvimento com a marca. O envio periódico de newsletters (emails) com informações relevantes mantém os consumidores envolvidos com a marca.

O email marketing é frequentemente utilizado para comunicar o lançamento de novos produtos ou de promoções exclusivas. Deste modo, os clientes ficam a par acerca de novos produtos, suscitando o seu interesse nos mesmos, podendo resultar em vendas. O email marketing promocional valoriza de forma significativa os clientes fidelizados com a marca, transmitindo uma ideia de exclusividade.

Outra forma de utilização deste instrumento consiste na pesquisa de satisfação por parte das marcas, isto é, a identificação de falhas detetadas pelos clientes e, por consequência, oportunidades de progresso. Através desse reconhecimento, torna-se facilitada a tarefa de ir ao encontro das necessidades dos mesmos.

Como recurso para ajudar o consumidor com alguma transação ou operação técnica é igualmente utilizado o email marketing transacional. Emails de confirmação, recuperação de senhas ou estado dos pedidos são alguns exemplos da aplicação deste tipo de email marketing.

Além disto, os emails automáticos são também bastante frequentes para o alcance de objetivos específicos e criação de relações prolongadas com os consumidores. Como exemplos deste tipo de email marketing temos os emails de boas vindas do cliente quando, por exemplo, este se inscreve no website de uma marca, agradecimentos pela compra ou resposta a inquéritos de satisfação.

Emails de aniversário, sugestões de produtos de acordo com o histórico de compras e atualizações em relação a posts do blog são outras aplicações do mesmo que resultam muito bem.

O email marketing tem como principais vantagens o grande alcance de consumidores ou possíveis consumidores, o seu formato flexível e o facto de ser uma ferramenta que permite aumentar a relevância da marca na mente dos clientes. Representa, portanto, um meio de converter vendas pendentes, de obter feedback por parte dos consumidores e de, por exemplo, recuperar clientes perdidos.

Por norma é mais fácil vender, através de newsletters, para uma lista segmentada de clientes, o email marketing constitui-se numa ferramenta essencial à disposição de qualquer negócio.

personalização do conteúdo dos emails permite gerar conexões mais profundas e chegar mais perto dos consumidores, mostrando-lhes que a marca se importa com o que é importante para eles.