Dois benefícios do email marketing

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Hoje em dia o email marketing é uma ferramenta poderosa, como observámos no artigo anterior, por isso mesmo apresentamos mais alguns benefícios desta ferramenta.

 

1 – Reforçar o engage (interação) com cada tipo de clientes

A forma como interagimos com o cliente no mundo online é tão importante como o funcionário que colocamos na nossa loja física para os atender. Portanto, a comunicação com o nosso público-alvo tem que ser assegurada, de modo a cativar, envolver e conduzir o cliente à conversão desejada, por exemplo uma venda.

Porém, a grande vantagem do e-mail marketing é que permite comunicar de um modo diferenciado de acordo com o tipo de cliente. Assim consegue-se rentabilizar custos e ainda garantir uma maior taxa de conversão.

Não é novidade que há clientes que são mais importantes do que outros. Dependendo da fase em que o seu negócio/marca se encontra, pode interessar um foco em clientes do tipo A, B ou simplesmente focar em leads.

O valor do email marketing está em personalizar ao mais alto nível a comunicação das empresas e marcas e quem pensa que está morto está completamente errado.

 

Exemplo:
Imagine que um utilizador do seu website/loja online se registou na sua newsletter e recebeu um e-mail de boas vindas, no qual escolheu a categoria de produtos em que tem mais interesse.
A partir daí, o cliente fica automaticamente inscrito numa base de dados segmentada e assim, quando o responsável de comunicação da empresa/marca enviar uma campanha por email ou newsletter de um determinada categoria de produto, é garantido que o público que está realmente interessado vai receber.

 

2 – Aumentar as vendas

A comunicação de acordo com o segmento de clientes permite fazer ofertas adequadas aos gostos e experiências desse mesmo segmento. Ao oferecer produtos que realmente importam para um determinado público, é garantido que aumentamos a taxa de conversão.

 

Exemplo:
No dia a seguir ao cliente se registar no seu website e na newsletter, o mesmo cliente acede à tua loja online, adiciona ao carrinho um produto da sua categoria preferida.

Mas não chega a concluir a compra, abandonando o website. Através de uma técnica de remarketing, o cliente recebe um e-mail a dizer:

“Olá, Miguel! Não concluiu a sua compra. Precisa de ajuda no processo ou algo mais? Pode ver aqui outros produtos que selecionamos para si.”.